Impressões sobre a prova 70-532 (Developing Microsoft Azure Solutions)

Hoje passei na prova 70-532 da Microsoft, sobre desenvolvimento na plataforma Azure. Essa prova é um dos pré-requisitos para a certificação Microsoft Certified Solutions Associate: Cloud Platform. Vou aqui passar um pouco da minha experiência com a prova, como eu me preparei e algumas dicas.

Estrutura da prova


Já fazia algum tempo que eu não fazia uma prova de certificação da Microsoft e o formato da prova mudou um pouco. Nesta seção aqui vou explicar como é a dinâmica da prova, que provavelmente vale para outros testes de certificação da Microsoft também.

Foram 48 perguntas de vários tipos para um teste de tempo limite de 150 minutos. Essas perguntas são divididas em várias seções isoladas mas que compartilham o tempo geral. Quando eu digo isolada, quer dizer que uma vez respondidas as questões da seção, não se pode voltar nelas para se alterar. Ou seja, deve-se terminar por completo uma seção para que se possa acessar a próxima.

Existem dois tipos de seção: casos de estudo e perguntas gerais. A divisão da minha prova ficou em 4 seções de casos de estudo mais uma seção de perguntas genéricas.

Os casos de estudo, para mim, são chatos pois envolve todo um contexto no qual as perguntas da seção são feitas. Tem bastante coisa para ler. Mas existe uma estratégia para se lidar com eles e não acabar perdendo muito tempo: dê uma passada geral pela descrição do caso de estudo e seus detalhes, e depois vá direto para as perguntas. Aí lendo cada pergunta, você já sabe o que deve procurar de informação no texto do estudo de caso. Geralmente os dados que vão te ajudar a decidir a resposta não estão muito espalhados no texto.

Existem questões de vários tipos:
  • Tipo "sim ou não" - geralmente no começo dos casos de estudo, você deve falar se determinada solução irá resolver o problema descrito. Esse problema se repete em várias questões seguidas, sendo que a solução dada muda em cada uma das perguntas. Há também uma variação desse tipo de pergunta onde são apresentadas três afirmações que você deve informar se está certo ou errado.
  • Múltipla escolha - esse tipo de questão pede que você escolha uma ou mais alternativas como respostas. Quando se deve escolher mais de uma alternativa, é possível ter crédito parcial. Mas isso somente ocorre se estiver descrito na pergunta.
  • Escolher e ordenar passos - esse tipo de questão envolve ordenar os passos que são necessários para se fazer determinada operação.
  • Completar lacunas - geralmente associadas com código, nesse tipo de questão você tem várias opções para serem colocadas em lacunas. Esse tipo de pergunta também pode ter crédito parcial.


Tópicos relacionados


Na página oficial da prova, existe uma relação de assuntos que podem cair na prova: https://www.microsoft.com/en-us/learning/exam-70-532.aspx. Numa visão macro, são quatro tópicos que devem ser estudados:
  • Create and manage Azure Resource Manager Virtual Machines (30‒35%)
  • Design and implement a storage and data strategy (25‒30%)
  • Manage identity, application, and network services (15‒20%)
  • Design and implement Azure PaaS compute and web and mobile services (25–30%) 
Dentro de cada um existem subdivisões de assuntos. Mas existem coisas que podem cair e que não estão listados aqui! No meu exame caíram também conceitos de Cloud Services, que fazem parte do modelo antigo do Azure, o ASM, e que na teoria não deveria ser mais cobrado nesta prova, visto que ela recebeu uma atualização em Novembro de 2016 para trabalhar com o modelo ARM, mais novo. Outras coisas que caíram e que não estavam relacionadas são Automation Accounts, runbooks e implantação de Web Apps via GitHub. 


Material de estudo


Um dos problemas que vejo com essa certificação do Azure é que não existe um material compilado (livro oficial da certificação, por exemplo) que contemple tudo que é preciso para estudar e se preparar para esta prova. Talvez isso ocorra porque os recursos do Azure mudam com uma boa velocidade, fazendo com que coisas se tornem obsoletas rapidamente. Até existe um livro de referência ao exame 70-532, mas é relacionado ao modelo antigo e está obsoleto. É o livro do seguinte link (que aparece como indisponível para compra, provavelmente pelo motivo que eu citei): https://www.microsoftpressstore.com/store/exam-ref-70-532-developing-microsoft-azure-solutions-9780735697041.

Para dar uma visão geral da plataforma, eu comecei estudando pelo seguinte curso no Udemy: https://www.udemy.com/70532-azure/. Para se ter um conhecimento geral ele é bom, mas tenha em mente que ele não provê a profundidade necessária que a prova pede. Então a ideia é terminá-lo o mais rápido possível para poder prosseguir com os demais materiais de estudo. A plataforma Udemy geralmente dá promoções nos seus cursos, então espere isso acontecer para comprar esse curso por uns R$ 30,00, senão fica muito caro. Outra coisa que também vi é que existe um curso do 70-532, do mesmo instrutor, que contém simulados para treinamento. Esse eu não fiz então não consigo recomendar, mas se ele estiver com desconto eu acho que vale a pena usá-lo.

Outra fonte para uma visão geral é o livro Microsoft Azure Essentials: Fundamentals of Azure, Second Edition, disponível grátis para download em https://blogs.msdn.microsoft.com/microsoft_press/2016/09/01/free-ebook-microsoft-azure-essentials-fundamentals-of-azure-second-edition/. Mas tome cuidado, pois existem informações que estão desatualizadas, como por exemplo o tempo disponível para o restore point-in-time do Azure SQL na camada Standard, que antes era 14 dias e agora já é 35 dias.

Aprofundando, recomendo assistir os cursos da plataforma https://openedx.microsoft.com/. São grátis e dão até certificados. Se tiver oportunidade também veja os vídeos de Azure que estão na plataforma Pluralsight (https://www.pluralsight.com/).

Para treinar, existe um simulado do Measure Up (http://www.measureup.com/70-532-Developing-Microsoft-Azure-Solutions-P5566.aspx). Eu acabei comprando o acesso a esse simulado pois fazia parte de um pacote promocional para a prova, mas acho que se fosse para comprar por fora eu não o faria. Ele é caro, o acesso mínimo é de US$ 99,00, e francamente eu esperava mais dele pois ele tem um foco fraco no conteúdo mais atual do Azure.

Por fim, o principal ponto para estudos: a própria documentação do Azure, em https://docs.microsoft.com/en-us/azure/. São muitos artigos, mas é o lugar para se estudar e se preparar para esta prova. Minha sugestão é pegar cada um dos tópicos e pesquisar páginas nessa documentação. Por exemplo, um dos tópicos relacionados com API Management é como se limitar o acesso às APIs colocando-se limites. Então, se se buscar no Google por "api management protect APIs with rate limits", se chega na página "Protect your API with rate limits using Azure API Management" (https://docs.microsoft.com/en-us/azure/api-management/api-management-howto-product-with-rules).

Bom trabalho com os estudos e boa sorte na prova. Abraços!

Comentários

  1. Olá Fabio, tudo bem?! Para iniciar e me especializar no mundo Cloud Computing em MS Azure, sem experiência em Windows Server 2012/2016 e Programação, poderia iniciar pela certificação MCSA Cloud Platform? Qual seria a melhor trilha para um MCSE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sidney! Cara, acho que pra começar você pode fazer alguns cursos gratuitos de Azure, até pra poder achar melhor qual a carreira mais adequada ao seu perfil (Ops, Dev, Dados ou Arquitetura). Tem esse site aqui da própria Microsoft que te dá acesso ao conteúdo: https://www.microsoft.com/en-us/azureessentials

      Aí depois você pode escolher quais certificações começar: https://www.microsoft.com/en-us/learning/azure-exams.aspx

      []'s

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando configurações padrão do Live TIM

Uma proposta de Clean Architecure com Modelo de Atores

Testes automatizados em sistemas autenticados com certificados digitais, usando Selenium e PhantomJS