Log do VSTO

Nas últimas semanas, estive trabalhando em um projeto que utiliza o VSTO (Visual Studio Tools for Office). Aprendi algumas coisas legais. E como a gente aprende com nossos erros, aqui vai uma coisa que aprendi hoje.

Criei um addin Excel, que deveria ser carregado toda vez que o Excel é utilizado. Pois bem, isso não estava acontecendo... Quando eu abria o Excel, nada acontecia. Visualizando o addin COM no Excel, vi que o mesmo não estava sendo carregado (dava um erro). Mas o por que ficava vago...

Procurando na Internet, descobri algumas variáveis de ambiente que precisam ser ajustadas, para que então seja gerado um log dos erros que ocorrem com o VSTO.

Essas variáveis são:
VSTO_SUPPRESSDISPLAYALERTS (0 ou 1) - define se as mensagens de erro serão exibidas em uma MessageBox. O padrão é 1, indicando que as mesmas não devem ser exibidas. VSTO_LOGALERTS (0 ou 1) - define se os erros serão logados. Caso ligado (valor 1), os erros do VSTO são gravados em disco, com informações relevantes para que seja possível descobrir a causa deles. No caso, os arquivos ficam juntos do arquivo de manifesto da dll do VSTO (bom, vai estar tudo na pasta que você instalou o addin).

Obs 1. No meu caso, o erro era que a dll não carregava por falta de permissão. O VSTO exige que a segurança do .NET Framework seja configurada para uso (caspol). Minhas dll's não estavam nas configurações, então as coloquei nas configurações de segurança, verificando os assemblies que possuiam determinado strong name.

Obs 2. Para o meu caso, era um addin Excel 2003. Os itens que a máquina do usuário final necessitam ter são:
  • Office 2003 Update: Redistributable Primary Interop Assemblies
  • Microsoft Visual Studio 2005 Tools for Office Second Edition Runtime (build 8.0.50272.940) (x86)
  • Microsoft .NET Framework Version 2.0 Redistributable Package (x86)

Segue o link onde encontrei informações muito interessantes sobre o deplyment de uma solução VSTO Office 2003: http://blogs.msdn.com/vsto/archive/2008/02/19/deploying-prerequisites-for-your-visual-studio-tools-for-office-solution.aspx.

[]'s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando configurações padrão do Live TIM

Uma proposta de Clean Architecure com Modelo de Atores

Testes automatizados em sistemas autenticados com certificados digitais, usando Selenium e PhantomJS