"The requested resource is in use" e o anti-vírus

Recentemente desenvolvemos uma aplicação que efetua o processamento de alguns arquivos enviados pela Receita Federal. Os arquivos eram lidos linha à linha e a cada conjunto de dados efetuava-se uma validação/processamento, e o resultado era colocado em banco de dados. Estes arquivos são de tamanho variável, chegando até 2 GB.

Um problema que foi relatado em ambiente de produção (cluster) é que no processamento de arquivos grandes, de vez em quando aparecia o erro "The requested resource is in use", no meio do processamento do arquivo.

Procurando na internet sobre este problema, encontrei uma thread em um fórum de SQL Server onde a pessoa tinha o mesmo problema (http://www.sqlservercentral.com/Forums/Topic625264-265-1.aspx), só que com os arquivos MDF do próprio SQL Server. Uma das sugestões dadas era verificar se o anti-vírus não estava mexendo com esses arquivos.

Dito e feito, esse era o problema para nós também. Após colocar os arquivos que eram processados na lista de exclusão do anti-vírus, o problema não voltou a ocorrer. Existe um KB da Microsoft que sugere alguns cuidados ao utilizar anti-vírus em clusters: http://support.microsoft.com/kb/250355/en-us.

[]'s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando configurações padrão do Live TIM

Uma proposta de Clean Architecure com Modelo de Atores

Testes automatizados em sistemas autenticados com certificados digitais, usando Selenium e PhantomJS