Webcamps em São Paulo

Nesta última sexta-feira, tive a oportunidade de participar do Webcamps, um evento itinerante da Microsoft que passou por Sâo Paulo, no Senac de Santo Amaro. Tivemos apresentações de Phil Haack, do time do ASP.NET MVC, e Drew Robbins, evangelista técnico.

Neste dia, foram as apresentações técnicas, e hoje sábado, que infelizmente não pude participar, foram sessões práticas.

Nas apresentações de sexta, ouvimos os dois convidados conversando sobre fundamentos e tópicos avançados do ASP.NET MVC, Entity Framework e Nuget (falarei mais a respeito logo). Apesar de algumas coisas abordadas nas palestras terem sido o básico dessa tecnologia, é uma oportunidade ímpar ouvir das pessoas que trabalhar diretamente na sua criação. As apresentações de Phil foram muito boas, mas eu achei que o Drew deixou a desejar em algumas partes, pois parecia que ele estava perdido em determinados momentos…

Além deles, Murilo Maciel Curti apresentou features do IE9 + HTML 5 bem interessantes. Um dos links que ele passou com conteúdo para vermos foi http://www.beautyoftheweb.com, que contém alguns exemplos de sites de “vanguarda”.

Como disse, hoje sábado foi o dia do “mão na massa”, com a oportunidade dos participantes fazerem os “hand-ons” contando com a presença do pessoal para ajudar em dúvidas. O material de hoje está disponível em http://trainingkit.webcamps.ms/, para que não pode participar, como eu.

Da agenda que estava proposta, ficou faltando uma apresentação sobre oData, que foi substituída por uma do Nuget. Aliás, falando nesta ferramenta, nem coloquei neste blog que na .NET Magazine 82 saiu um artigo meu referente à ela.

Pronto, agora que fiz meu momento-publicidade, vamos voltar ao conteúdo da palestra sobre o Nuget. Em resumo, o Nuget é uma ferramenta open-source que permite encontrar e instalar nos nossos projetos do Visual Studio bibliotecas criadas por terceiros, por exemplo o NHibernate. O objetivo dela é facilitar, para que não precisemos ficar procurando na internet a última versão delas, etc. Um dos itens interessantes que foram apresentados sobre o Nuget é a facilidade com que temos para publicar nossos próprios pacotes no repositório oficial. Basta ir no site http://www.nuget.org/, se cadastrar e você pode fazer o upload de um pacote contendo os componentes que você criou, disponibilizando para o mundo inteiro! Também foi mostrada a ferramenta Nuget Explorer (beta), que serve para visualizar os dados de um pacote para identificar seu conteúdo e os metadados associados.

Outra coisa que eu aproveitei e perguntei para o Phil era em relação à disponibilização de um comando de reparação de pacotes instalados, caso alguma referencia seja removida sem querer. O Nuget ainda não possui uma funcionalidade dessa, sendo necessário dar o comando de remover o pacote e readicioná-lo. Bom, sendo uma ferramenta open-source, qualquer um pode criar esta e outras funcionalidades e submeter para aprovação.

Enfim, foi um evento bem legal!

[]’s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando configurações padrão do Live TIM

Uma proposta de Clean Architecure com Modelo de Atores

Testes automatizados em sistemas autenticados com certificados digitais, usando Selenium e PhantomJS