Backup de webmail

Preocupado com a possibilidade de perder as mensagens armazenadas no webmail que uso (Yahoo!), decidi fazer um backup dos meus e-mails.

No entanto, o próprio webmail não dá uma funcionalidade desse tipo (fazer o download das mensagens em algum formato que possa ser lido em qualquer programa de e-mail como o Outlook). Com isso, houve a necessidade de fazer uma “gambiarra”.

Decidi instalar o Mozilla Thunderbird pra baixar todas as minhas mensagens da caixa de entrada através de POP3 (felizmente o Yahoo! dá suporte para isso). Dessa forma, eu baixei todas as minhas mensagens (pra ser sincero, ainda estou baixando, pois é um processo demorado já que o POP3 só baixa o que está na caixa de entrada, e para fazer o backup das mensagens enviadas, por exemplo, estou tendo que movê-las da pasta Enviadas para a Entrada).

Bom, até aí é a metade da solução. Falta exportar essas mensagens em disco, para poder guardar em um DVD de backup.

Eu até poderia, mas não quero guardar os arquivos de armazenamento do próprio Thunderbird (esse arquivo fica em alguma subpasta dentro de C:\Documents and Settings\<usuário>\Dados de aplicativos\Thunderbird\Profiles\), já que tenho receio que só com essa ferramenta é que eu poderia ler as mensagens. Então decidi que as exportaria para disco, em formato EML. O problema é que eu não consigo fazer isso de forma simples no Thunderbird, teria que salvar mensagem por mensagem, e isso demoraria muito tempo.

Por sorte, encontrei um add-in do Thunderbird que faz todo esse trabalho para mim. É o ImportExportTools, e pode ser encontrado em http://www.nic-nac-project.de/~kaosmos/mboximport-en.html. Com ele, é possível importar e exportar os e-mails entre o Thunderbird e qualquer dispositivo de armazenamento (ou seja, qualquer pasta em disco).

image

Com isso, puder gerar esses arquivos em uma pasta local, e agora consigo fazer o backup em DVD. Só um detalhe que eu acharia bem interessante é se esse add-in, quando usada a opção de salvar em formato HTML, também armazenasse os arquivos anexos das minhas mensagens. Com isso, ficaria bem melhor, já que eu não precisaria de nenhum programa para ler os arquivos em formato EML.

Mas, de qualquer maneira, meus e-mails estão salvos de qualquer problema que venha a ocorrer com o serviço gratuito de e-mail do Yahoo! (nunca me deixou na mão, mas vai que um dia deixe…).

Obs. Não sei se existe uma melhor forma pra fazer esse backup, uma forma mais rápida e fácil, de repente um programa já pronto que me poupe todo o trabalho. Se houver, agradeço sugestões!

[]’s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocando configurações padrão do Live TIM

Uma proposta de Clean Architecure com Modelo de Atores

Testes automatizados em sistemas autenticados com certificados digitais, usando Selenium e PhantomJS