Trocando configurações padrão do Live TIM

UPDATE (Agosto/2019): Já faz um tempo que eu coloquei este post e ele é o mais visitado do meu blog. Por isso, acho importante relatar a péssima experiência que eu vinha tendo com a TIM. Se quiser ver o conteúdo original, ele está logo abaixo, mas logo depois estão os detalhes dessa atualização.

Início do conteúdo original

Hoje trocamos aqui em casa a Internet para o Live TIM.

A primeira coisa que fiz foi trocar as senhas, pois por padrão a rede wireless se chama LIVE TIM, com senha 12345678. Não estou muito a fim de compartilhar minha conexão com outras pessoas.

Para fazer isso, conectei na página de administração do modem (ZXDSL 931WII), cujo endereço (pelo menos para mim) foi http://192.168.1.1/. O usuário e senha padrões são admin / admin. Este também é bom trocar (no menu, Administration > User Management).

O nome da rede troquei no menu Network > WLAN > SSID Settings (campo SSID Name). Já a senha da rede foi trocada em Network > WLAN > Security (campo WPA Password).

Aproveitei e fiz um teste de velocidade em http://www.speedtest.net/. Ping de 11 ms, download de 37,65 MB, upload de 19,85 MB. Mas vamos ver como a TIM vai se comportar em relação a estabilidade do serviço (espero que não seja igual a qualidade da telefonia móvel).


[]'s

Fim do conteúdo original

Fui cliente da TIM durante muito tempo, começando com a telefonia celular, que depois de um tempo se mostrou com um serviço de qualidade deplorável. Fiz a portabilidade para outra operadora. Quando vi que a TIM estava começando a atuar na banda larga, achei interessante a proposta deles, assinei o serviço, e no início estava indo muito bem. Até que a Live TIM começou a apresentar problemas. E não digo que eram problemas na qualidade do serviço, mas sim no pós-vendas: por duas vezes eles não identificaram os pagamentos da mensalidade feitos, e eu tive que abrir chamados na Anatel para que eles resolvessem os problemas.

Mudei de apartamento, mas ainda acreditava que a Live TIM poderia ser uma boa opção, então assinei novamente o serviço. Comecei a ter problemas com eles quando eles me ligaram e sugeriram a migração do plano com um preço promocional. Novamente, o pós-venda foi horrível, pois eles não migraram o plano, mas sim me deram um novo e o antigo ficou ativo. Fiquei sendo cobrado por dois planos ativos! Novamente, pra cancelar, tive que apelar para a Anatel, sendo que pra receber os valores pagos indevidamente no plano antigo ainda existe pendência. Isso sem contar que quase toda vez que eu precisava falar com eles, o atendente levava quase uma hora pra falar comigo (sendo por lei eles devem atender em 1 minuto), e muitas vezes a pessoa do outro lado da linha demonstrava uma enorme falta de conhecimento e educação. Até que desisti da TIM, nunca mais, mudei de operadora. Perderam um cliente e ganharam um detrator.

Vejam a imagem abaixo, ela é do aplicativo de reclamações da Anatel. Vejam como a TIM está posicionada em relação ao segundo lugar no ranking de reclamações na banda larga: simplesmente a TIM é 660% pior! Enquanto o segundo lugar possui 2.500 reclamações, a TIM possui quase 17.000 queixas no período! É uma evidência enorme de uma incompetência maior em fornecer um serviço e atendimento de qualidade.

Aí uma hipótese poderia ser que a TIM é a maior operadora, logo maior número de reclamações. Só que isso não é verdade. Olhando no site https://www.anatel.gov.br/institucional/noticias-destaque/2230-anatel-divulga-relatorio-sobre-o-mercado-de-banda-larga-brasileiro, podemos ver que a Live TIM não é nem listada no ranking da fatia do mercado de internet banda larga (Claro e Vivo são as líderes atualmente).

Então como cliente eu dou um conselho a qualquer pessoa que tenha entrado neste blog buscando informações sobre a Live TIM: fuja dela, se tiver assinado recentemente, cancele enquanto tiver tempo.



Comentários

  1. E aí? Também estou pensando em contratar... como vai indo a experiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, anteontem já fiquei sem internet por quase uma hora. Alguns vídeos no youtube travam na hora de assistir às vezes, coisa que não acontecia com a NET de 5 MB que (ainda) tenho...pra ser sincero não estou gostando muito mas vou dar mais um tempo para avaliar melhor.

      Excluir
  2. instalei Live Tim 35 Mbps , no medidor ela da 37 Mbps , mas quando faço um dow , ele oscila , e fixa em 2.2 Mbps , entrei em contato com a Tim , e me passaram que é usado apenas o medidor, se consta o valor de 37 Mbps, não haveria a nescessidade de mandar um tecnico,outra coisa os valores de margem ,e dow são diferentes de um modem para outro, e eles negam que isso aconteça,fiz um teste no site do Linux , baixei o kurumin , 648 Mb , e o dow fica em 2.2 Mbps, meu vizinho tem a mesma velocidade, e ele baixa a 4.3 Mbps , no mesmo site ,e o mesmo programa , agora a pergunta como isso é possivel , será que estão boicotando a minha velocidade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Arthur. Há muitos fatores que influenciam na velocidade real, por exemplo a taxa de upload do servidor que tem o arquivo que você está baixando. Agora é bem estranho essa diferença de valores que você e seu vizinho tem, considerando a premissa que o serviço de internet é o mesmo. Não sou especialista nessa parte de redes, mas sugiro que você tente verificar se existe alguma coisa a mais que esteja diferente entre o seu computador / rede com a do seu vizinho (placa de rede, etc.) ou mesmo o momento que vocês fizeram o teste.
      []'s

      Excluir
    2. Se você tá baixando de um servidor FTP, provavelmente é ele que tá limitando a velocidade. Já no caso de torrents, você raramente vai achar algum com seed suficiente pra usar toda essa banda (35 Mb).

      Excluir
    3. 35Mbps (a propaganda é bits por segundo) / 8 (bits) = 4,375Mb/s (bytes por segundo).

      Para um link de 35Mbps, sua taxa máxima de download deveria ser 4.375Mb/s.

      Excluir
    4. Depende do que você baixa, quando eu baixo algo pelo utorrent, fica entre 2,5 e 3. quando eu baixo pela steam ,fica entre 8 a 9.

      Excluir
  3. Cara, você não sabe o quanto eu cacei um post como esse. Já tava quase chorando por não conseguir trocar minha senha. MUITO OBRIGADO MESMO.
    Tenho LiveTim a uns 6 meses e a conexão nunca me deu dor de cabeça, a não ser com esse problema com a senha, que você me ajudou a resolver. kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter ajudado. Realmente essas informações tinham que ser fornecidas pela própria TIM, é complicado ter que ficar caçando esses dados pela Internet.

      Excluir
  4. Aqui a velocidade da LiveTim era de 35Mb nos 2 primeiros dias agora ta 20Mb o download era de 4,5MB agora ta 2,5MB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você considerou o mesmo servidor para o teste? Eu refiz o teste aqui, e os valores ficaram próximos do meu teste inicial (ping de 32ms, 37 Mbps de download e 19Mbps de upload). O servidor que considerei foi um hospedado em São Paulo pela Oi (também fiz testes com o servidor hospedado na própria TIM, e os valores foram similares).

      Pra ser sincero estou gostando do serviço. Não tenho tido problemas.

      []'s

      Excluir
    2. Ja fiz teste em vários servidores sempre da o mesmo resultado

      Excluir
  5. Acabei de contratar a TIM live 35mb, o técnico saiu agora aqui de casa... Fiz do teste e ta dando 20mb cravado como pra dow e up... Vou testar por 1 semana, se nao der 35mb como contratado vou ligar pra la... Mas fora isso, ta tudo fluindo bem !

    ResponderExcluir
  6. Quando instalei a internet aqui em casa estava fazendo download a 7 Mbps com um numero de IP no dia seguinte o IP mudou e passei a baixar a 3 Mbps e hoje com outro IP a 2 Mbps. Aparentemente a cada novo IP que seu modem recebe você tem uma taxa diferente de download.

    ResponderExcluir
  7. Depende muito de onde então. Aqui em casa tem o de 35mb e sempre baixa a 4.4mbps e se ficamos 3 vezes sem net foi muito! Melhor que a NET e speedy!

    ResponderExcluir
  8. Galera vcs sabem como posso aumentar o número Max de conecções sucessivas no wifi live tim, o router está com Max de 16 e não consigo alterar!

    ResponderExcluir
  9. MAIS UMA PROPAGANDA ENGONASA DA TIM
    PROMETE 50 MEGAS E EM DOIS MESES DE USO CAI PRA 10 MEGAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10 megas são 20% do valor que você contratou, e se eu não me engano o valor mínimo que eles têm que entregar é bem maior que isso. Sugiro que você entre em contato com eles. Se não funcionar, tente pela ouvidoria ou abrindo uma reclamação na Anatel. Eu tive que fazer isso por duas vezes.

      Excluir
  10. Bom saber disso, André. Aí podemos correr atrás também.
    []'s

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma proposta de Clean Architecure com Modelo de Atores

Testes automatizados em sistemas autenticados com certificados digitais, usando Selenium e PhantomJS