Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O pior é impossível? – parte 3

Desta vez vamos deixar a seção de “Pérolas do Desenvolvimento” mais voltada para a especificação.

Na UML, um diagrama de sequência é a representação gráfica da troca de mensagens entre objetos, mostrando essa interação durante o tempo de execução da funcionalidade. O que agrega neste diagrama é saber a sequência de acontecimentos, para podermos programar corretamente o comportamento esperado do sistema.

Só que pra isso precisamos de mais detalhes…vejam o diagrama abaixo. O que ele agrega para nós? Nada, é a mesma coisa que falar “usuário usa o sistema”. Não dá detalhes de quais objetos estão envolvidos na funcionalidade (generalizou-se o objeto “Aplicação” como todos os objetos internos do sistema).

Documentação boa é documentação que tráz valor ao desenvolvimento. Se não trouxer, só serve pra engordar o orçamento do projeto.

image

Obs. Não coloquei aqui, mas tem também o fluxo alternativo dessa funcionalidade…, que é igual ao fluxo básico…

[]’s

Nenhum comentário:

Postar um comentário