Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"The requested resource is in use" e o anti-vírus

Recentemente desenvolvemos uma aplicação que efetua o processamento de alguns arquivos enviados pela Receita Federal. Os arquivos eram lidos linha à linha e a cada conjunto de dados efetuava-se uma validação/processamento, e o resultado era colocado em banco de dados. Estes arquivos são de tamanho variável, chegando até 2 GB.

Um problema que foi relatado em ambiente de produção (cluster) é que no processamento de arquivos grandes, de vez em quando aparecia o erro "The requested resource is in use", no meio do processamento do arquivo.

Procurando na internet sobre este problema, encontrei uma thread em um fórum de SQL Server onde a pessoa tinha o mesmo problema (http://www.sqlservercentral.com/Forums/Topic625264-265-1.aspx), só que com os arquivos MDF do próprio SQL Server. Uma das sugestões dadas era verificar se o anti-vírus não estava mexendo com esses arquivos.

Dito e feito, esse era o problema para nós também. Após colocar os arquivos que eram processados na lista de exclusão do anti-vírus, o problema não voltou a ocorrer. Existe um KB da Microsoft que sugere alguns cuidados ao utilizar anti-vírus em clusters: http://support.microsoft.com/kb/250355/en-us.

[]'s

Nenhum comentário:

Postar um comentário